A Sua Família em São Cristóvão
 
Seções

.: Primeira página

.: Acesso de membros

.: Artigos

.: Batismos

.: Biblioteca

.: Boletim Mensal

.: Desperta Débora

.: Fotos da Igreja

.: Liderança

.: Livro de visitas

.: Mapa de Localização 

.: Ministério de Louvor

.: Ministérios

.: Nossa História

.: Pregações

.: Últimos Eventos

A Nova Vida

.: História da Nova Vida

.: Organização

.: Declaração de fé

.: Código de Ética

.: Igrejas no Brasil

Informações

.: Entre em contato

NOSSA HISTÓRIA
Desde 14 de Março de 1999 abençoando vidas

A Igreja de Nova Vida do Maracanã instalou-se em 1992 no bairro de São Cristóvão. Este também foi o ano da conversão e do Batismo do Pr. Mauricio Fortunato e da sua esposa Luciene. Pr. Mauricio, integrado à Igreja do Maracanã, ali desenvolveu o seu ministério, sendo diácono, posteriormente líder da Escola Bíblica Dominical e finalmente ordenado ao ministério pastoral em 19/02/1998. Após um ano servindo como pastor auxiliar, a igreja decidiu regressar para o seu bairro de origem (Maracanã).
Nos 7 anos da permanência da igreja em São Cristóvão, um pequeno povo do local havia se agregado à igreja. Diante disso, com a concordância do Pr. Mauro Paixão, fazia-se necessária a permanência de uma Igreja de Nova Vida no bairro imperial.
Assim, em 14 de março de 1999 era inaugurada a Igreja de Nova Vida em São Cristóvão numa pequena loja (45 m²) da rua Antunes Maciel. Compunham a membresia da igreja aproximadamente 15 pessoas, incluindo a família do pastor.


Loja da rua Antunes Maciel

No início da obra era marcante a alegria e a disposição para o trabalho, mas as dificuldades eram tremendas. Somente a fé em Deus para saber se no final do primeiro mês haveria dinheiro para pagar o aluguel de R$ 500,00 mais as taxas.
Não haviam microfones, nem instrumentos musicais, nenhum ministério estava criado e não havia espaço para as crianças receberem instrução.
Diante dos desafios, Deus nos deu criatividade. Para o primeiro domingo na igreja, compramos uma tenda de plástico tamanho 3 x 3m e a montamos do lado direito da igreja num recuo da calçada sobre um tapete também de plástico que colocávamos neste lugar.


Fotos da “tenda” de aula

Assim, ao ar livre, na calçada, começou a Escola Bíblica infantil (hoje Geração Vida). Todos os domingos, tínhamos que chegar pelo menos uma hora mais cedo para lavar a calçada, colocar o tapete e montar a tenda para receber as nossas crianças, que durante os cultos recebiam aula pelos próprios pais que se revezavam em escalas por domingo.


Nossas crianças na “tenda” de aula

 
Primeiros cultos

Primeiro aniversário

Foram nove meses (de março a Dezembro) de gestação para que enfim tivéssemos uma sala de verdade para as crianças. Em Janeiro de 2000 alugamos uma pequena loja (28m²) ao lado da nossa onde fizemos um jirau e construímos 2 salas de aula, 1 berçário, 1 gabinete pastoral, 1 pequena cozinha, 1 sala de TV e um segundo banheiro. Pela primeira vez pudemos ter um banheiro masculino e um feminino!!


Berçário e Gabinete                               Salas de aula

E a igreja foi crescendo ...
Com a nova loja as possibilidades foram aumentando e pudemos nos organizar melhor. Surgiram então os primeiros ministérios e tínhamos finalmente um gabinete pastoral que ajudava na organização das atividades. Ao completarmos o primeiro ano tínhamos cerca de 35 membros. Conseguimos também no primeiro aniversário da igreja ter o nosso templo refrigerado.
Após muitas pinturas, reformas, colocação de pisos, divisórias, etc, parece que finalmente a igreja, apesar de humilde e pequena, apresentava uma boa aparência que já destoava do ambiente de miséria e pecado que nos cercava na rua Antunes Maciel.

Relação de membros que foram fundadores da igreja e que ainda permanecem conosco:

Alberto Barros, Rosana e filhos
Dc. Alex Moura e Sirena
Deyse Figueiredo
Dc. Leandro, Eliana e Daniela
Ilda Vilela
Mauro Braga
Marisa Fortunato
Therezinha Miranda
Vera Cardoso e Annelize


Instalações completas após o segundo ano

Após o segundo ano de atividade e com um crescimento gradual, a igreja chegou a 60 membros e pela primeira vez, tínhamos mais membros do que o número de cadeiras do templo. (55)

O templo ficou pequeno
Era chegado então o momento de pensar em mudança de endereço. Um novo desafio começou, encontrar um lugar maior, melhor localizado e por um custo que pudéssemos pagar.
Após muita procura e pela direção de Deus, encontramos o lugar onde ficaríamos até a aquisição do templo próprio.
Muito maior em tamanho, (360m²) melhor localizado, no coração de São Cristóvão e com muita ajuda de Deus negociamos um aluguel em condições que nos apertava financeiramente, mas era possível pagar.
Mas ainda restava um desafio, adaptar as instalações para atender às necessidades da igreja. Mais obra, cimento, piso, divisórias, etc. Tudo de novo!
Após pegarmos as chaves do novo imóvel, tínhamos 8 dias para fazer uma adaptação básica para inaugurarmos, já que queríamos coincidir a data de inauguração com a data do 3º aniversário da igreja.
E assim, diante de muitas lutas contra o relógio, e principalmente contra vizinhos que se levantaram contra a instalação da igreja no novo local, conseguimos realizar a inauguração como programado, para o dia 14/03/2002.
Muita coisa ainda precisava ser feita, mas o templo já podia ser utilizado. Assim, começamos mais uma vez a edificar.

Com um lugar maior, Deus começou a abençoar com crescimento. Apesar disto, no início, a igreja era muito grande para o número de membros que a freqüentava.
Mas os poucos membros estavam unidos e dispostos a trabalhar. Foram momentos de muito trabalho para continuar a reforma e por algumas vezes fizemos mutirões para consertos e adaptações na loja.
Neste tempo chegaram as novas cadeiras que aumentaram a capacidade do nosso templo para 150 pessoas. Concomitantemente a igreja crescia numericamente.


Templo com as cadeiras antigas       Templo com as cadeiras novas

A entrada da galeria ganhou placa e a entrada do templo um letreiro luminoso.

 
Entrada da Igreja


Entrada da galeria


Culto

Com o passar do tempo, e com o crescimento numérico da igreja, os ministérios que antes se limitavam a louvor, diaconal, casais, evangelismo e EBD, foram crescendo, se estruturando e se multiplicando.
Uma nova estrutura foi surgindo e novas frentes de trabalho foram abertas.

Atualmente temos os seguintes ministérios estruturados.

Geração Vida Infantil
Geração Vida Jovem
União de mulheres com Nova Vida
Evangelismo
Casais
Desperta Débora
Diáconos e introdutores
Louvor
Elos da Amizade
Escola Bíblica Dominical
Ação Social
Cantina Missionária
Coral
Livraria
Internet
Comunicação Genezaré - Mesa de som, CDs e DVDs
Bazar
Biblioteca
Recepção de visitantes


Em cada ministério, um só objetivo, evangelizar e fazer o nome de Jesus conhecido no bairro de São Cristóvão.
Cada setor de trabalho é orientado à cooperar, ajudar, incentivar e facilitar as tarefas do outro.
Oramos constantemente:
Lc 10:2 - “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

Geração Vida Infantil
A cada ano procuramos formar pelo menos um professor no curso da APEC.
A EBF, escola bíblica de férias, é um momento especial em que a Geração Vida funciona por uma semana em dias seguidos no final das férias escolares, para reunir as crianças da igreja e do bairro num grande momento de evangelização através das músicas e brincadeiras realizadas.

Louvando ao Senhor!
Esta foi mais uma área em que a igreja experimentou um grande crescimento. Quando começamos em 1999 não tínhamos nem microfones, o louvor era feito à capela e contávamos exclusivamente com a boa vontade dos irmãos em louvar ao Senhor. Logo chegou o primeiro amplificador com um teclado eletrônico simples e um violão acústico. Dentro das nossas limitações, Dc. Leandro e irmão Elias tentavam tirar um som puro daqueles instrumentos. Depois desta fase, chegou a irmã Rosária com seu teclado que fazia o papel de todos os instrumentos necessários.
A partir de 2002 com a mudança do templo, chegaram a bateria, o baixo e outros músicos foram sendo acrescentados. Hoje o grupo conta com 22 integrantes entre cantores e instrumentistas.

Hoje temos os seguintes instrumentos: Bateria, baixo, violão elétrico, guitarra, 2 teclados, conjunto de percussão e Saxofone.
Atualmente todos os nossos cultos são gravados em CDs e DVDs que podem ser adquiridos com pregações e louvores. Desde o início das gravações, 4 CDs, com a seleção dos melhores louvores já foram gravados e disponibilizados para os membros da igreja e estamos preparando o volume 5 e o volume 6.

Cantina Missionária
Para apoio da Obra missionária, desenvolvemos uma cantina que serve aos membros da Igreja e destina toda a sua arrecadação para missões.

Batismos e membresia
Até o presente momento, a igreja realizou 143 cerimônias de batismos totalizando 320 pessoas batizadas no período. Atualmente a membresia da igreja conta com 360 membros cadastrados.

Após 7 anos, nosso templo ficou  pequeno de novo!
Começamos então a mobilizar a igreja para a aquisição de uma sede própria com mais espaço e melhor localização ainda.
Iniciamos uma poupança e entramos num consórcio de imóveis preparando o caminho para a mudança. Mas ao iniciarmos nossa busca por um imóvel melhor nos deparamos com uma grande especulação imobiliária no bairro de São Cristóvão, já que, a promessa de uma revitalização por parte da prefeitura, fez com que os preços subissem absurdamente nas redondezas.
Mas não desistimos, continuamos a procurar, poupar e confiar no Senhor! Vários imóveis foram vistos e pesquisados até que em Março de 2007 um imóvel nos achou! Isso mesmo, fomos achados por um imóvel!
Ele não estava com placa nem anúncios em jornal. A corretora ligou para nós, pois foi informada por um de nossos membros que estávamos procurando imóvel.
Ao visitarmos o imóvel, ele parecia feito para igreja, instalações ideais, tamanho espetacular e localização excelente!
Um sonho grande demais? Não para o nosso Deus!
Após quase 3 meses de negociações, assinamos a escritura em 11/05/2007. Por condições inacreditáveis conseguimos comprá-lo sem fazer uso do consórcio.

Iniciava-se então uma nova fase de obras de adaptação para a construção de um novo templo.
O imóvel adquirido é um prédio de 3 andares, com 850m² de área construída, com 18 salas nos dois andares superiores e um grande galpão no térreo! Localizado a poucos metros do Campo de São Cristóvão na esquina de 2 das principais ruas do Bairro, General argolo com General Bruce.


Imóvel antes da aquisição


Imóvel depois da aquisição


Imóvel após mais algumas obras

Aceleramos as obras e marcamos a inauguração para o dia 15/07/2007. Parecia impossível, mas nestes 2 meses entre a assinatura da escritura e a inauguração, conseguimos construir o templo no galpão com batistério, vestiários, gabinete pastoral, galeria e lugar para aproximadamente 500 pessoas.

Veja as fotos das obras - Clique sobre a foto para ampliar

Na véspera da inauguração ainda estávamos dando os últimos retoques de tinta e colocando as portas do banheiro e o tapete do púlpito. Finalmente há 01:00h da madrugada de 15/07/2007, colocamos as cadeiras no templo para que a igreja pudesse ser inaugurada às 10:30h deste mesmo dia.

Neste dia de festa e agradecimento a Deus, contamos com a presença do Bp Jorcelino Queiroz que nos abençoou com a palavra de Deus, dando por inaugurado o novo templo da Igreja de Nova Vida em São Cristóvão!

A Ele toda a Glória!!

Pr. Mauricio Fortunato

Acesso rápido

Não deixe de participar do nosso Blog de discussão Bíblica!
Nele você poderá debater assuntos teológicos e colocar suas dúvidas para o Pr. Mauricio Fortunato responder.
Para acessar, clique na bíblia que está no alto desta coluna e para usar é necessário se cadastrar clicando em "registre-se". O registro é rápido, fácil e gratuito! Participe!

Igreja de Nova Vida em São Cristóvão - www.invsc.org.br - Desenvolvido e mantido por Pr. Mauricio Fortunato
Email para Webmaster@invsc.org.br - Site atualizado em quinta-feira, 31 de agosto de 2023